Muitas vezes nós focamos em procurar passeios fora da nossa cidade e nos esquecemos que tem muita coisa legal pra fazer bem perto da gente. Eu vivo em São Paulo e tem muita opção pra conhecer nessa cidade e, há um tempo, comecei a desbravar alguns desses passeios, com dicas que fui pegando nas redes sociais ou com conhecidos. Quero compartilhar 3 opções de passeios que me marcaram e, em cada um, deixo uma dica de onde comer, porque depois de bater perna a gente merece agradar o estômago!
Theatro Municipal de São Paulo
Vi essa dica no Instagram do Fizemos um Rolê e logo fui lá conhecer o Theatro Municipal, que fica no centro da capital, bem pertinho da estação Anhangabaú do Metrô (dá menos de 5 minutinhos de caminhada). Além da programação de concertos e espetáculos que tem no espaço, o Theatro oferece visitas educativas: e lá fui eu! O tour dura em torno de 1 hora e um guia acompanha o percurso levando os visitantes para um mergulho na história do local. Na minha opinião isso é o que torna o passeio ainda mais especial, pois não só admiramos sua arquitetura e beleza, mas conhecemos e entendemos a história do Theatro. Fiquei encantada com o passeio, o pessoal que acompanhou nosso grupo foi muito simpático e atencioso, e a visita é gratuita! Acesse o site do Theatro Municipal e veja como funcionam as visitas educativas (tem dias específicos e é necessário reservar antes): www.theatromunicipal.org.br/visitas-educativas.
E onde comer depois?
Naquele dia, acabei indo a uma hamburgueria que infelizmente não existe mais. Mas deixo aqui uma dica atual: o Bar dos Arcos, que fica no subsolo do próprio Theatro Municipal. Ainda não tive a chance de conhecer pessoalmente nem experimentar o cardápio, mas, pelas fotos e descrições, parece ser uma experiência incrível. Se quiser saber mais, é só visitar o site deles: bardosarcos.com.br
Museu da Imigração
Outra descoberta muito positiva (e mais uma dica do Fizemos um Rolê) foi conhecer o Museu da Imigração, que está localizado no complexo histórico da antiga hospedaria de Imigrantes do Brás e preserva a história das pessoas que chegaram ao Brasil através desse local e nos faz refletir sobre os movimentos migratórios. A estrutura do museu é muito bonita e ao longo do percurso vamos sendo transportados para a história, mas que também se faz um tema muito atual. Além do museu o espaço conta com um jardim lindo, então depois do tour dá pra sentar e apreciar a tranquilidade do espaço. Outra boa surpresa é que lá dentro tem um passeio de Maria Fumaça, promovido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e com saídas programadas aos sábados e domingos. O trajeto tem 3 quilômetros e é um convite a voltarmos no tempo e vivenciar um pouco do caminho por onde os migrantes e imigrantes passavam, pois muitos desembarcavam no Porto de Santos e seguiam de trem até a hospedaria. É um passeio bem rapidinho, mas é divertido e nos leva ao passado. Clica aqui para saber os valores e detalhes dessa experiência.
Aos sábados a entrada no Museu da Imigração é gratuita e ele fica bem perto da estação Bresser-Mooca. Aqui no site deles tem os valores para outros dias, com todas as informações, e programação completa. Ah, e o passeio de trem é a parte e tem os valores lá no site também, ok?!
E tem onde comer por lá?
Tem sim! Mas, mais uma vez, a minha indicação está fechada (fiz esses passeios há algum tempo, então pode ser por isso). O bar e restaurante Nos Trilhos ficava ao lado do museu, e o mais legal era que dava pra comer dentro de um vagão histórico da década de 1920 — ou, se preferir, ficar na área externa, coladinho no trilho do trem, curtindo um sol e apreciando a vista. Tomara que reabra em breve!
Enquanto isso, deixo uma outra dica ali por perto. Ainda não conheci pessoalmente, mas já ouvi ótimos comentários: o restaurante Hospedaria, que serve receitas clássicas das casas paulistas: www.restaurantehospedaria.com.br



Museu do Futebol
O Museu do Futebol fica no Estádio do Pacaembu e fazia tempo que eu queria conhecer esse espaço interativo que conta a história do futebol brasileiro. Não sou uma aficionada por futebol, mas admiro o esporte, tenho interesse e faz parte da nossa essência e cultura. O museu é bem grande e tem vários espaços, além de uma programação vasta: clica aqui e acessa o site deles pra se atualizar do que está rolando quando for. Gostei muito do espaço, tem muito conteúdo e os fãs e apreciadores de futebol tem muita coisa para ver, e não é chato: os espaços são atrativos e bem construídos, então fica legal fazer uma imersão pelo tema. E as terças-feiras a entrada é gratuita para todos!
Tá, mas conta logo onde comer…
A visita ao museu foi bem legal, mas confesso que o restaurante me surpreendeu e quero voltar! O Pacaembu é um dos cartões postais de São Paulo e no Bubu Restaurante (esse está aberto!) você pode comer e beber com vista para esse belo espaço. O ambiente é bem agradável, tem uma decoração moderna e a comida achei ótima. Tem um cardápio variado com opções de salgados, petiscos, lanches, refeições, drinks e por aí vai. Eu pedi uma refeição e que delícia: comida caseira, bem servida, ótimo atendimento e com bom preço. Vou voltar mais vezes, com certeza!